A esmo sustentei coragem até a página 3 das 48 necessárias para cobrir os 60.000 resultados ao termo ?PNL?, isso na Amazon.
Por se tratar de uma atitude que deixa um rastro de técnicas buscando adentrar a estrutura subjetiva do comportamento humano, podemos então dizer que PNL é Modelagem. Todas as técnicas apresentadas em seus milhares de livros, cursos, apostilas? não são a PNL, mas uma forma de expressá-la, PNL é o que acontece ao gerar a técnica, e isso é feito através da modelagem.
Até a terceira página nenhum dos livros era sobre modelagem, mas sim sobre usos da PNL: sedução, persuasão, vida financeira, evolução pessoal como um todo e etc.
Todos que leram algum livro sobre PNL certamente tropeçaram no termo modelagem, alguns inclusive como Poder Sem Limites, a Essência da Mente ou Manual da PNL com técnicas para modelar. Técnicas estas que acabam se tornando incompletas por reduzidas a um quadro menor, como modelagem das estratégias mentais ou submodalidades.
Li centenas destes a partir do momento que decidi fazer da modelagem de habilidades minha forma principal de atuação, mais de década atrás, e nesse tempo todo conheci apenas 5 livros que tratam a Modelagem como objetivo principal da sua obra.
Cada um deles com seu enfoque e metodologia, com meus dois preferidos como ficará claro no decorrer do artigo, vamos a ele.
Na infância da PNL surge já o primeiro esforço para criar uma metodologia de modelagem, visto que nesse período os treinamentos e técnicas com modelos prontos já se espalhavam mundo afora, esse esforço veio justamente por parte de, na época, esposa do Richard Bandler, a hoje esquecida Leslie.
O Método Emprint aborda em detalhes os níveis de habilidades - habilidades, sub habilidades, sub sub habilidades? - aprendizado extremamente importante na hora de definir um objetivo de modelagem.
Apesar dessa expertise, o método em si é mais eficaz para a modelagem de estados do que propriamente de habilidades, como explica o co-autor David Gordon. Talvez por isso minha dificuldade na época (este foi o primeiro livro sobre modelagem da PNL que li) para aplicação e funcionamento da metodologia Emprint.
O princípio organizador nesse método é o tempo, com grande influência por parte antropólogo Americano, Edward T. Hall, à este fator central segue-se atividades e procedimentos operacionais (habilidades e sub habilidades), para então eliciar critérios e outros componentes essenciais de todo padrão de comportamento.
?????????????????
Robert Dilts é sem dúvida um dos principais divulgadores da PNL mundo afora, seu trabalho com crenças é base para grande parte dos treinamentos Practitioner e Master em Programação Neurolinguística.
Em Modeling With NLP (sem traduções até esse momento) Dilts expõe sua forma de trabalhar a modelagem através do que chama por "R.O.L.E Model", composto por:
? Sistema de Representação;
? Orientação;
? Links;
? Efeito.
Onde, basicamente temos uma mescla de meta programas e o conhecido TOTS (teste, opera, teste saída) como forma de entendimento da estrutura subjetiva presente.
Por característica, Dilts busca a maior quantidade de informações possível. Utilizando sua própria analogia:
Modelar é engolir uma melancia para cuspir os caroços.
Com isso, senti que é muito fácil se perder na quantidade de informações capturadas durante o uso do processo explicitado em Modeling With NLP. Isso porque, quando diante de uma competência, estamos também diante de um novo mundo. Por baixo de cada pedra há um ecossistema indescritível, ou se descritível, bastante trabalhoso.
Um ponto de grande proveito é seu foco em elementos corporais, tais como postura, respiração, movimentos oculares, pois esse tipo de calibração é sempre útil independente do método de modelagem utilizado.
Todo trabalho do Michael Hall é pautado no que ele chama por Meta Estados - o estado acima do estado e assim sucessivamente. Por se tratar de um Ph.D e principalmente por sua incrível habilidade documentativa, Hall possui sólido respeito no universo neurolinguístico, ao buscar um senso científico, ou pelo menos acadêmico às inúmeras técnicas e argumentos da PNL.
NLP Going Meta trata a modelagem dentro da ótica dos Meta Estados, ou seja, essa abordagem, tida como avançada pelo autor, ensina como eliciar o que você sente ao sentir raiva, como exemplo na imagem abaixo.
Preciso confessar que a metodologia do Meta Estados, principalmente exposta em termos de modelagem para habilidades me parece infundada. O modus operandi das habilidades é sistêmico, focar nos estados é útil, mas me parece impossível reproduzir competências tão somente com este elemento.
Dito isso, creio que sua aplicação para problemas terapêuticos - originalmente profissão do autor, faz mais sentido, visto looping que determinados problemas causam em nossas vidas.
O mesmo David Gordon que você pode conhecer em O Método Emprint, se junta agora a Graham Dawes para produzir a obra prima da PNL em termos de Modelagem de Habilidades.
Expanding Your World alcança um nível de elegância e funcionalidade raro em questão de metodologia. Aqui, no caso é chamada de ?Array?. Essa Matriz captura os elementos de experiência em 3 categorias de forma simultânea: crenças, estratégias e emoções, mas ainda além, EYW traz uma leitura técnica não maçante e faz distinções cruciais, principalmente sobre a definição da habilidade à modelar.
Ao lembrar que PNL é modelagem, podemos dizer que este é o livro mais importante da Programação NeuroLinguística pelo fato de que com ele todo e qualquer estudante da Magia Neurolinguística passa a absorver distinções sine qua non para a prática da modelagem de habilidades.
Foi após longa prática da Metodologia Array que cheguei ao método exposto no Modelagem Sistêmica, o Short Modeling. "Short" pois, no método Array você aprende como modelar 13 experiências distintas, o que a torna muito profunda mas também cansativa e até inacessível ao depender do contexto, quando que, no Short Modeling encurtamos isso para 4 experiências fundamentais, compressão que alarga o uso da modelagem de habilidades, inclusive abrangendo livros, vídeos e outros materiais digitais.
Dos mesmos autores, na mesma dinâmica, porém agora com a finalidade de ser profundo e passar em detalhes informações que não são do interesse aos novatos em modelagem de habilidades. Modeling Tutorial vai cavando, expandindo e inserindo novas distinções sobre temas expostos em germe no Expanding Your World.
Percebo temas incríveis que podem ser trabalhados a partir do que expõem os autores, temas estes que trariam uma solidez ainda maior ao universo da PNL, pois Modeling Tutorial consegue levantar tópicos que facilmente se conectam à raízes filosóficas e existenciais. Em primeiro plano esse não é um livro de prática para modelagem, mas para abrir olhos, ou melhor, chutar bundas e nos lançar ao universo de possibilidades que a modelagem serve como ponte.
Em outro artigo, quando citei os 5 livros de PNL obrigatórios para estudo autodidata, terminei citando como é difícil criar uma lista de qualquer coisa que seja (100 livros para ler antes de morrer, 100 filmes para?), e dessa vez termino essa lista sem esta sensação. O motivo disso é o critério estabelecido para o artigo: só entram livros cuja matéria é a Modelagem, não aceitando livros que citam a modelagem enquanto técnica. Eu só conheço estes 5 supracitados.
Se houver algum outro que conheça, por favor me avisem.
Também vale ressaltar que 4, dos 5 não possuem tradução para o português, fato banal; para se aprofundar em qualquer matéria o português é insuficiente.
A PNL não pode sobreviver sem modeladores.
Muito mais importante do que as técnicas é o processo que as gera, aprender a modelar te permite tocar o código fonte semioculto por trás do comportamento humano.
Com isso, você terá a possibilidade de suprir toda e qualquer necessidade comportamental em termos de habilidades, não apenas na sua fase atual, mas também outras que o tempo trará. Insisto peremptoriamente: todo mundo deveria aprender a modelar habilidades, porque independente do que te falta há sempre uma habilidade faltando.
É também por isso que tenho ajudado pessoas através do Modelagem Sistêmica, uma metodologia verde e amarela (ainda sem livros), em vídeo aulas completas, com exemplos, demonstrações e tira-dúvidas, para que todos bem interessados aprendam a singela e incrível magia da modelagem de habilidades.
Tudo de bom e keep modeling.